PROJETO ITINERANTE LEVARÁ CULTURA AMBIENTAL GRATUITAMENTE PARA ESCOLAS

07/05/2018

Ônibus adaptado com cinema vai percorrer cerca 400 escolas distribuídas em 20 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo


Um projeto de educação ambiental itinerante criado no Rio Grande do Sul pretende atingir, pelo menos, 20 mil crianças e jovens diretamente nas escolas da rede pública. Intitulado de "João Ambiente, Construindo uma Casa Sustentável para Todos Nós", o projeto percorrerá três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O lançamento oficial vai acontecer no dia 09 de maio, em Porto Alegre, no Teatro Bourbon Country.

Ao todo serão mais de 400 escolas e 20 cidades envolvidas, onde no Rio Grande do Sul visitará 10 municípios (Porto Alegre, Canoas, Montenegro, Nova Santa Rita, Triunfo, Gramado, Caxias do Sul, Santa Rosa, Santana do Livramento e Santo Ângelo). O projeto, que também pretende atingir indiretamente mais de 100 mil pessoas em todo país através de exibições em televisão aberta e paga, universidades e internet, conta com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado, através da Lei Rouanet e da Lei de Incentivo à Cultura, respectivamente. 

O PROJETO 

Fruto de um documentário produzido para despertar a consciência ecológica nas crianças e jovens de 7 a 16 anos, o filme de 15 minutos foi elaborado cuidadosamente com uma linguagem atual e divertida, que mistura animação, atores reais e game. De forma didática, o documentário ambiental foi buscar no João de Barro, ou melhor, no João Ambiente, o personagem central para abordar assuntos como preservação ambiental, reciclagem, coleta e separação seletiva de lixo, preservação dos recursos hídricos, consumo consciente de energia, entre outros assuntos do universo ambiental. 

Para envolver ainda mais os participantes, o filme será projetado dentro de um ônibus transformado em cinema com capacidade para 32 espectadores por sessão, que percorrerá os três estados envolvidos no projeto. A entrada do ônibus foi projetada para ser uma grande casa do João de Barro, onde os espectadores além de assistirem ao filme também participarão de várias atividades, como palestra de apresentação do tema, do personagem João Ambiente e o porquê da escolha do João de Barro como inspiração do personagem, valorização de ações ambientais e dos locais onde foi filmado, dentre outras. 

"A ideia é difundir a consciência ecológica e despertar na criança e no jovem todo seu potencial de agente transformador para que leve para dentro das famílias a importância de uma vida sustentável, gerando resultados para o meio ambiente e mais economia para as famílias", explica o responsável pelo projeto, Airton Soares. A produção do audiovisual é da CDI Filmes, com texto da escritora Paula Teitelbaum. 

O projeto é voltado para crianças e jovens justamente por serem os principais agentes para a preservação ambiental, através das suas atitudes que podem fazer do meio ambiente prioridade indispensável para a vida humana. Visando o equilíbrio do planeta, o projeto investe na educação e na cultura como ferramentas básicas para a conscientização e atitude, deixando um legado para o futuro do país. "A criança é o agente transformador, porque eles vão cobrar em casa se não separarmos o lixo, se usarmos muito plástico, eles vão chamar a atenção dos adultos", destaca Airton. 

Outro exemplo mencionado por Airton é um projeto mundial chamado Xixi no Banho: "Em uma casa com 5 pessoas, seriam 5 descargas a menos, no final do ano é uma conta e meia a menos de água pra pagar. Ou seja, a sustentabilidade ambiental gera uma sustentabilidade econômica também", destaca o autor. 

Além do projeto audiovisual, a ideia é também ter responsabilidade ambiental que vai além de seu conteúdo, através de ações específicas como neutralização de carbono; utilização somente de BIODIESEL nos deslocamentos do circuito itinerante; utilização de papeis de reflorestamento; separação do lixo e utilização de materiais biodegradáveis e destinação correta de resíduos sólidos e líquidos. 

SERVIÇO: 

O que: lançamento oficial do projeto João Ambiente - construindo uma casa sustentável para todos nós 

Horário: a partir das 18h30min 

Local: Teatro do Bourbon Country - rua Tulio de Rose, 80 [1], em Porto
Alegre. 

Mais detalhes você encontra no site www.joaoambiente.com.br [2] 

Foto: divulgação/CDI Filmes


0 Comentários

Adicione um comentário

Aplicativos


 Locutor no Ar

Rádio Capão

Auto DJ

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes